Autoconsciência

A acupuntura e o Yoga são caminhos para o autoconhecimento e para o interior do Ser, levando à iluminação e a cura.
Entendo por cura, o bem estar físico, emocional, psíquico e espiritual, que nos leva a paz interior. Todos aqueles que se encontram em paz, não têm doenças e quando as tem, a cura é tranquila e rápida.
A Autoconsciência é o caminho para a paz interior. Podemos nos Saber no Yoga, nas práticas Devocionais, na Acupuntura, nas Massagens, nas Terapias Holísticas e Psicoterapias, porem, o meio mais rápido é a Meditação.
Trabalho em parceria com vários terapeutas : Massagistas, Terapeutas holísticos, Psicoterapeutas, Fisioterapeutas e Danças terapias, confira no site. (www.terapeuticoacayaba.wix.com/saude)



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Alimentação Saudavel, uma questão de Autoconsciência do Yogue ou do Aspirante Espiritual.

Para iniciar a aula sobre alimentação, será sugerido a realização de um teste para reconhecer os doshas que segundo a Ayurveda são a constituição psicológica e física de cada ser humano.  Para Ayurveda tudo no universo é formado a partir destes elementos, tal como o ser humano, as plantas e os alimentos. Os doshas são combinações desses elementos (Éter, Ar, Fogo, Água e Terra).

Teste

 Como descobrir o seu dosha?

Use uma pontuação de 1 a 5 para cada frase. Dando a pontuação de acordo com a verdade e nota máxima para as características que estão mais presente em você. Aquele que der mais notas máximas será seu dosha.

Kapha

·         Constituição forte e sólida, grande energia e resistência física.

·         Energia constante, gestos vagarosos e graciosos.

·         Personalidade calma e tranqüila; lentidão para se enfurecer.

·         Pele fria, macia, grossa, pálida e geralmente oleosa.

·         Cabelo grosso e escuro

·         Lentidão para adquirir novas informações, mas boa memória.

·         Sono profundo e prolongado

·         Tendência à obesidade

·         Digestão vagarosa, fome moderada.

·         Afeição, tolerância, generosidade..

·         Meditar muito tempo antes de tomar decisões

·         Acordar vagarosamente, ficar na cama muito tempo e necessitar de café.

·         Ser feliz com a situação existente e preserva-la conciliando os que o rodeiam

·         Respeitar os outros e empatia

·         Buscar consolo emocional nos alimentos

·         Andar leve, mesmo com excesso de peso.

Pitta

  • Constituição mediana
  • Vigor e resistência medianos
  • Temperamento empreendedor, gosto por desafios.
  • Inteligência aguçada
  • Ser organizado e preciso em suas atividades
  • Muita fome, sede e boa digestão.
  • Tendência à raiva e à irritabilidade sob tensão
  • Pele clara, rosada e freqüentemente sardenta.
  • Aversão ao sol e ao calor
  • Transpiro com facilidade
  • Sou critico
  •  Não gosto de alimentos muito quentes ou picantes
  • Aversão a omitir refeições
  • Cabelo louro, castanho claro ou ruivo e tendência ao grisalho muito cedo
  • Sentir fome voraz se o jantar atrasa meia hora
  • Viver consultando o relógio e ressentir-se pela perda de tempo
  • Acordar durante a noite sentindo calor e sede
  • Assumir o controle de uma situação ou sentir que deveria
  • Exigente, sarcástico ou crítico demais.
  • Andar com passos determinados
  • Calorosos e ardentes nas emoções, quando equilibrados.
  • Reage ao mundo visualmente

Vata

  • Leveza, estrutura esguia.
  • Rapidez nas atividades
  • Fome e digestão irregulares
  • Sono leve e interrompido, insônia.
  • Entusiasmo, vivacidade, imaginação.
  • Excitabilidade, mudança de humor.
  • Dificuldade em tomar decisões.
  • Não tolero clima frio
  • Falo rápido demais
  • Sou emotivo demais
  • Rapidez ao adquirir novas informações e esquece-las
  • Tendência à preocupação
  • Tendência a obstipação intestinal
  • Reage ao mundo pelo tato. Pele seca
  • Pés e mãos frias
  • Tenho hábitos irregulares
 O homem é considerado o microcosmos da natureza, uma vez que os cinco elementos básicos presentes em toda a matéria existem também dentro de cada indivíduo. Como já estudamos anteriormente no primeiro módulo do curso.

E nessa aula iremos definir os alimentos de formas diferentes, cuja a sua definição não será baseada no valor nutricional ou calórico, mas sim na sua constituição energética e como esse elemento beneficia e ajuda a equilibrar determinado individuo ou beneficia na realização de uma determinada atividade.
O alimento e a bebida servem para a construção e a manutenção do corpo físico, e dessa forma nosso corpo físico incorpora, em grande parte, as características físicas do alimento. Sabe-se hoje que toda a matéria é uma forma condensada de energia vibratória Com os alimentos não poderia ser diferente. Eles vibram e essas vibrações interferem no funcionamento do corpo como um todo, físico, emocional, mental e espiritual. Da qualidade de vibração eletromagnética natural da comida, e não da sua quantidade de calorias, sais minerais, vitaminas, gorduras, proteínas e carboidratos, é que depende a verdadeira nutrição que recebemos quando a ingerimos
Assim, para a filosofia os alimentos existem em três grandes categorias: alimentos Tamásicos, Rajásicos e Sáttvicos.

Alimentos Tamásicos( densos) são aqueles que estimulam a inércia e a apatia, estando relacionados com a confusão, a ignorância e o erro. Eles resultam em pensamento maçante, emoções deprimidas, e os desequilíbrios físicos. São exemplos de alimentos Tamásicos a carne, os ovos, a cebola, cebolinha e alho, os cogumelos e os fungos, as drogas lícitas ou ilícitas

 ( bebidas alcoólicas), café, chá (cafeína),farinha de trigo, leite de vaca, açúcar, adoçantes industrializados,chocolate e a comida fermentada ou estragada.

É uma energia terra e muitas vezes necessárias para não ficarmos avoados e alienados, mas o excesso dela nos contamina. Para a Ayurveda e para a espiritualidade não devemos consumir carnes, pois você ingere o sofrimento do animal e estamos comendo nossos irmãos terráqueos.

Alimentos Rajásicos( semi-densos) produzem atividade e estão relacionados com  a vida, as paixões, os desejos, as dores e inquietudes e o equilíbrio. São exemplos de alimentos Rajásicos as cravo, canela, gengibre, chá sem cafeína, pães integrais, ervas e temperos.

Alimentos Sáttvicos(sutis) são alimentos saudáveis​​, criam felicidade, aumentam a agilidade, e são fáceis de digerir,produzem harmonia e ritmo, pois estão relacionados com a bondade, a pureza, a lucidez, a verdade, a realidade e o equilíbrio. Essa última categoria alimentar é a de escolha, quando se quer buscar o autoconhecimento e a purificação do ser. Frutas, nozes, legumes, leguminosas, verduras, cereais integrais, iogurtes, água, Pães integrais e sem glúten, arroz integral, feijões, e raízes, são alimentos que induzem ao equilíbrio.

A alimentação pode influenciar diretamente sua consciência e sentimentos. Ela pode criar estados de felicidade ou raiva, contentamento ou inquietação, pensamentos do sagrado ou profano. A qualidade do alimento que você come literalmente cria o seu estado de mente, emoções e consciência.

 Porém muitos alimentos interferem e se manifestam no corpo de cada individuo de uma forma diferente, pois somos seres conduzidos e  constituídos por elementos. O que pudemos visualizar após conhecer o seu dosha. A Ayurveda busca nos dar o conhecimento necessário para termos uma alimentação naturalmente balanceada, nos aproximando mais da natureza, conhecendo melhor o nosso corpo e suas necessidades e ajuda a promover o equilíbrio dos elementos e de sua interação no corpo humano, tomando por base a constituição individual de cada pessoa (dosha).

            A Ayurveda define seis sabores ou "rasas", que são uma derivação da combinação dos cinco elementos da Natureza ou "bhutas".

Doce - Produzem contentamento e prazer, acalmando os doshas Vata e Pitta, mas, agravando Kapha. Na Ayurveda são considerados alimentos doces: Açúcar, Mel, Arroz, Trigo, Leite, Creme de Leite, Manteiga, Carnes, Óleos, Ghee e quase todos os Grãos.

Ácido - Despertam a mente e os sentidos, acalmando o dosha Vata, mas, agravando Pitta e Kapha. Alimentos ácidos: Limão e outras frutas ácidas, queijos e iogurte (devido a fermentação), Tomate, Vinagre, entre outros.

Salgado - Acalmam os nervos e diminuem a ansiedade, acalmando o dosha Vata, mas, agravando Pitta e Kapha. O Sal é um alimento salgado e está presente em diversos outros alimentos.

Pungente - Abrem à mente e os sentidos acalmando o dosha Kapha, mas, agravando Vata e Pitta. São considerados alimentos pungentes: Pimentas e Temperos em geral, Alho, Cebola, Gengibre, Rabanete, entre outros.

Amargo - Clareiam os sentidos e as emoções, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas, agravando Vata. Alimentos amargos: Verduras Amargas como Chicória, Rúcula, Almeirão, entre outras, Espinafre, Ervas Amargas, entre outros.

Adstringente - Acalmam mentes irritadas ou nervosas, clareiam os sentidos e as emoções e removam a letargia,acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas, agravando Vata. São considerados alimentos adstringentes: Feijões, Lentilhas, Maçã, Pêra, Repolho, Brócolis, Couve-Flor, Batatas, entre outros.

Devemos considerar ainda as qualidades dos alimentos, que podem ser: quentes ou frios, secos ou oleosos, leves ou pesados. Nossas dietas básicas devem levar em consideração nossa constituição, a presença dos seis sabores e a qualidade dos alimentos.

 SABORES
(Rasas)
 
 ELEMENTOS
(bhutas) 
 
 ACALMAM
 
 AGRAVAM
Doce
 
 Água e Terra
 
 Vata e Pitta
 
 Kapha
Ácido
 
 Fogo e Terra
 
 Vata
 
 Pitta e Kapha
Salgado
 
 Fogo e Água
 
 Vata
 
 Pitta e Kapha
Pungente
 
 Ar e Fogo
 
 Kapha
 
 Vata e Pitta
Amargo
 
 Éter e Ar
 
 Pitta e Kapha
 
 Vata
Adstringente
 
 Ar e Terra 
 
 Pitta e Kapha
 
 Vata

 

 QUALIDADES
(Gunas)
 
 ACALMAM
 
 AGRAVAM
 Quente
 
Vata e Kapha 
 
Pitta 
 Frio
 
Pitta 
 
Vata e Kapha 
 Seco
 
Pitta e Kapha
 
Vata
 Oleoso
 
Vata
 
Pitta e Kapha
 Leve
 
Kapha
 
Vata e Pitta
 Pesado
 
Vata e Pitta
 
Kapha

 

 

 

 

 

 

 
Então de acordo com o que foi dito acima, uma dieta para acalmar Vata, deve, dentro do possível pivilegiar os sabores doce, ácido e salgado, e as qualidades quente, oleoso e pesado. Note, porém, que isso não significa se empanturrar de tortas e frutas e salgadinhos após comer carne com bastante gordura e frita no óleo. Equilíbrio e escutar seu corpo são fundamentais! O mesmo raciocínio pode ser feito para os demais doshas. Quando dois ou mais doshas são dominantes, devemos buscar o equilíbrio entre os sabores e qualidades, observando sempre qual dosha está em desequilíbrio, ou agravando, no momento e acalmando o mesmo. É importante notar que esta busca pelo equilíbrio é permanente, uma vez que há muitos outros fatores atuando em nossos corpos que apenas nossa alimentação.

Devemos fazer da alimentação um ato de louvor ao Incognoscível, a Fonte, louvor ao nosso templo corpóreo, através de uma boa alimentação, e louvor àqueles que contribuíram para que o alimento chegasse até nós.

Todo alimento é uma manifestação do Todo e deveria ser integrado ao nosso corpo como um ritual: agradecer, contemplar, saborear.Do alimento originam-se todos os seres que, nascidos, crescem graças ao alimento. Todos os seres são nutridos pelo alimento e,quando morrem, o alimento nutre-se deles.

Comer somente quando se estiver com fome, beber sempre que estiver com sede, estar consciente da nossa respiração, mastigar bem e lentamente a comida, com poucos líquidos, livre de fortes emoções ou pensamentos (que deprimem o terceiro Chakra, fechando-o), sentado e relaxado, seriam recomendações para uma refeição sagrada. 
Para a Medicina Tradicional Chinesa a carne ainda é necessária para a manutenção energética e funcional, mas a quantidade semanal é de no máximo de 250gramas; ou seja, comemos carnes em exesso!
Na medicina Chinesa todos exessos fazem mal a saúde, seja na falta do alimento ou no excesso dele. Todo alimento nutre o organismo de acordo com a natureza do elemento:
Elemento Madeira

Esse elemento representa a oscilação de temperatura, onde ocorrem patologias como a alergia; representa também a TPM, climatério, problemas nas articulações e ligamentos musculares.

Em relação ao estado emocional pode ocorrer alteração do humor e irritabilidade.

Dietoterapia

Vegetais: vagem, tomate, ervilha, salsa, alho-poró, alface e espinafre

Frutas: maçã, abacaxi, kiwi, ameixa e tangerina

Carnes: fígado de galinha, de boi e de ganso

Refogado de ervilha com espinafre é um bom prato

Elemento Fogo

Representa a força transformadora que gera ansiedade e aquece o organismo; fortalece também a energia do coração. Portanto, esses alimentos são indicados para problemas do sistema circulatório, taquicardia, ondas de calor, bem como edemas, inchaço, aperto no tórax e até mesmo a insônia.

Em relação ao estado emocional e mental são indicados para nervosismo, irritabilidade e perda de memória.

Dietoterapia

Vegetais: beterraba, couve e aspargo; aveia, trigo, noz-moscada; chicória, acelga

Carnes: vermelha grelhada sem gordura

Segundo A MTC, a gordura só faz mal se a energia do coração estiver alterada. Caso contrário essa gordura fará bem, pois dependemos dela para síntese hormonal e como fonte de energia. Ou seja, se você estiver agitado e ansioso com certeza essa gordura irá congestionar suas artérias e veias, caso contrário, ela será metabolizada e fará bem ao organismo.

Elemento Terra

Representa a força nutritiva e as perturbações que costumam aparecer ligadas ao frio e à umidade, como o resfriado. Está ligado também aos problemas intestinais como gases e flatulências, sensação de enjôo, pode aparecer acidez na boca como afta e problema do tecido conjuntivo, reumatismo e tendência à obesidade.

Dietoterapia

Vegetais: erva-doce, alface americana que é adocicada, ervilha - aquela que vem dentro da casca

Frutas: tâmara, pêra, nozes

Carnes: carne bovina e carne de vitela, lombo

Elemento Metal

Esse elemento representa (agrega) energia, portanto está ligado à sensação de fadiga cansaço e problemas nas vias respiratórias como a asma, bronquite, eczemas, coceiras e erupções da pele.

Na alteração do humor: depressão

Dietoterapia

Folhas picantes: agrião, rúcula, aipo, cebola, aipo, alho, rabanete e mostarda

Carnes: galinha fortalece a energia do pulmão: ex: canja de galinha

Elemento Água

Representa a energia do frio, está ligado às doenças de friagem, problemas no ouvido, como a dificuldade em escutar, dor na coluna vertebral, enfermidades das vias urinárias, infecção da bexiga e cálculos renais.

Está ligado ao estado emocional de angústia, temores e pânico.

Dietoterapia

Vejetais: berinjela, cenoura, cevada e soja

Peixes: linguado, cavala, enguia e lula

Frutas: ameixa e abacate

 
 Referências



KALAYASA: Saúde integral pela Ayurveda. Disponível em < http://suddha.net/ayurveda/artigo_ayurveda_rugue_sextosentido_alimen01.htm>

Doshas e biótipos da Auyrveda. Disponível em < http://www.marciadeluca.com/2013/08/05/doshas-os-biotipos-do-ayurveda/>

Fundamentos da  Medicina  Chinesa  Giovanni  Maciocia.
 
Tatiana Acayabas e Natalia Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário