Autoconsciência

A acupuntura e o Yoga são caminhos para o autoconhecimento e para o interior do Ser, levando à iluminação e a cura.
Entendo por cura, o bem estar físico, emocional, psíquico e espiritual, que nos leva a paz interior. Todos aqueles que se encontram em paz, não têm doenças e quando as tem, a cura é tranquila e rápida.
A Autoconsciência é o caminho para a paz interior. Podemos nos Saber no Yoga, nas práticas Devocionais, na Acupuntura, nas Massagens, nas Terapias Holísticas e Psicoterapias, porem, o meio mais rápido é a Meditação.
Trabalho em parceria com vários terapeutas : Massagistas, Terapeutas holísticos, Psicoterapeutas, Fisioterapeutas e Danças terapias, confira no site. (www.terapeuticoacayaba.wix.com/saude)



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Os Chakras - Vórtices Energéticos Sagrados


CHAKRAS 

CHAKRAS: São vórtices energéticos que nutrem os canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximas da superfície do corpo.

 
Esses vórtices energéticos existem a nível macrocosmos e vem descendo de nível em nível até chegar a nós. Os chakras são um tipo de vórtices que temos no nosso corpo energético. Esses vórtices energéticos são espirituais, sendo que de um lado (o de fora) eles puxam para dentro energia em um padrão vibratório e o de dentro, eles irradiam energia em outro padrão energético. Eles têm a finalidade de manter energizado o que chamamos de corpo energético, puxando energias novas para dentro do nosso corpo e irradiando os excessos de energias já saturadas.
Os vórtices que temos  e que estão distribuídos por todo nosso corpo espiritual, desde os sete principais até os minúsculos trabalham o tempo todo em nosso benefício e são partes integrante do nosso ser imortal e não desaparecem após o desencarne, e sim eles são partes importantes para o equilíbrio energético de nosso espírito. Quando fomos gerados e exteriorizados pela Consciência Suprema, eles já faziam parte de nós. Assim que desenvolvemos nosso primeiro corpo, que é elemental ou elementar básico (luminoso – fogo, líquido – água, sólido – terra,  Gasoso ,Aéreo – Ar, Etéreo – Éter), eles ficam visíveis  e nunca mais deixam de trabalhar em nosso benefício e trabalharão por toda a eternidade.
Existem chakras que captam energias mais densas e próximas do padrão elementar e outros que captam energias muito sutis, próximas do padrão divino. Cada um dos chakras foi  originalmente graduado para obter um padrão energético  especifico e o faz desde então, não conseguindo captar outros padrões diferentes de energias. Mas, quando um chakras é submetido continuamente a um padrão diferente do seu original, ele vai se sobrecarregando, entupindo e deformando até ficar paralisado, deixando de alimentar o corpo energético ou espiritual do Ser. A falta desta energização torna os órgãos biológicos sujeito a doenças e ao mau funcionamento, com muitos sintomas e disfunções.
Nosso Espírito energiza o nosso corpo biológico e o mantém equilibrado, mas se faltar energização, os órgãos físicos começam a dar sinais de exaustão.
 
 
Cor
Elemento
Mantra
7
CHAKRA CORONÁRIO
Violeta
Universo Cósmico
AUM
6
CHAKRA FRONTAL
Azul Índigo
Todos
OM
5
CHAKRA LARÍNGEO
Azul Claro
Éter
HAM
4
CHAKRA CARDÍACO
Verde
Ar
YAM
3
CHAKRA PLEXO SOLAR
Amarelo
Fogo
RAM
2
CHAKRA SAGRADO/ESPLÊNICO
Laranja
Água
VAM
1
CHAKRA BÁSICO / BASE
Vermelho
Terra
LAM

1 – CHAKRA BÁSICO /BASE = MULADHARA               Cor: VERMELHO           Mantra: LAM
 
Relação: Está relacionado com a base da coluna ou cóccix.
 
Glândulas: Supra renais.
 
Órgãos Físicos: Rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos.
 
Função: Dá vitalidade ao corpo físico, é a força da vida, da sobrevivência, auto – preservação e instintos.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: Assuntos relacionados ao mundo material, sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, tranqüilidade, saúde, coragem, paciência.
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Egocentrismo, insegurança, violência, ganância e fúria.

2 – CHAKRA SAGRADO/ESPLÊNICO = SVADHISTANA                     Cor: LARANJA        Mantra: VAM
 
Relação: Está relacionado com órgãos reprodutores, acima do osso púbico.
 
Glândulas: Gônadas
 
Órgãos Físicos: Órgãos reprodutores, próstata, baixo ventre, bexiga, vesícula, sistema linfático.
 
Função: Criatividade, procriação, sensualidade, habilidade de sentir emoções, contentamento, assimilação dos alimentos, vitalidade e sexualidade.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: Dar e receber emoções, desejos, prazer, assimilação de novas idéias, saúde, família.
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, inveja, problemas uterinos e/ou dor de cabeça.

3– CHAKRA PLEXO SOLAR = MANIPURA                    Cor: AMARELO              Mantra: RAM
 
Relação: Está relacionado na boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno-peito.
 
Glândulas: Pâncreas
 
Órgãos Físicos: Fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, duodeno, intestino delgado e sistema nervoso.
 
Função: Força para exprimir emoções e para ter integridade. Tem como função vitalizar o sistema nervoso simpático bem como os processos digestivos, o metabolismo e as emoções.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: A mente racional, o controle do desejo, auto – controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, criatividade, humor.
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Medo, ódio, problemas digestivos e raiva.

4 – CHAKRA CARDÍACO = ANAHATA               Cor: VERDE              Mantra: YAM
 
Relação: Está relacionado no meio do peito na área do osso esterno.
 
Glândulas: Timo.
 
Órgãos Físicos: Coração, sistema circulatório, pulmões.
 
Função: Associado ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento. As suas funções são amor e paz incondicional; Dá a habilidade (capacidade) de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: Amor incondicional, perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, harmonia, contentamento (consciência cristica).
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Desequilíbrio, instabilidade emocional, problemas de coração e circulação.

5 – CHAKRA LARÍNGEO = VISHUDHA              Cor: AZUL CLARO        Mantra: HAM
 
Relação: Está relacionado com a garganta.
 
Glândulas: Tireóide.
 
Órgãos Físicos: Área da garganta.
 
Função: Associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra. As suas funções incluem a criatividade, receptividade, habilidade para comunicar, discurso, vibração, comunicação.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: Poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita e nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, amabilidade e gentileza.
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Depressão, ignorância e problemas na comunicação.

6 – CHAKRA FRONTAL = AJNA              Cor: AZUL ÍNDIGO                   Mantra: OM
 
Relação: Está relacionado no centro da testa (3º olho ou 3ª visão)
 
Glândulas: Hipófise e Pituitária.
 
Órgãos Físicos: Olhos, nariz, orelhas, cerebelo e sistema nervoso.
 
Função: Associado à intuição e desenvolvimento mental. Dá visão interior, e a habilidade de se conhecer a si próprio. Vitaliza o baixo cérebro (cerebelo) e o sistema nervoso central.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: O plano da alma, intuição, imaginação, clarividência, concentração, paz de espírito, sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Dores de cabeça, falta de concentração, medo, problemas nos olhos, pesadelos e tensão.

7 – CHAKRA CORONÁRIO = SAHASHARA                   Cor: VIOLETA                Mantra: AUM
 
Relação: Está relacionado no topo da cabeça.
 
Glândulas: Pineal.
 
Órgãos Físicos: Córtex cerebral, sistema nervoso central e cérebro superior.
 
Função: Associado ao mundo espiritual e à ligação com o Divino.
 
Qualidades positivas e lições à apreender: Unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. Conformidade de consciência.
 
Pode manifestar como qualidades negativas se a pessoa estiver em baixa vibração: Alienação, confusão, depressão e falta de inspiração.

Tatiana Acayabas

Nenhum comentário:

Postar um comentário